A escola Mário Godoy Castanho desenvolve o projeto “Mais Educação”, o qual visa complementar as atividades didáticas dos alunos e fortalecer seus vínculos com a escola, interferindo positivamente no desempenho escolar dos participantes. Por ser um projeto da escola, assim como o PVJ, é comum a troca de informações, ideais e sugestões entre os coordenadores dos dois programas. Ao tomar conhecimento de que a coordenação do PVJ estava fazendo contatos para a realização da terceira palestra “pessoa exemplar”, a coordenadora do “Mais Educação”, professora Marli externou sua dificuldade em realizar um ciclo de palestras para os alunos jovens da escola. Daí surgiu a de se mobilizar os monitores e envolvê-los nas palestras. As duas coordenações contataram os palestrantes e organizaram o ciclo de quatro palestras, as quais tiveram início dia 27/10 e se encerraram dia 04/11.
· Cronograma: ficaram acordadas as datas de 03 e 03/11 das 14:00 às 16:00h, na sala de multimeios escola para a realização das palestras complementares.
· Realização:
Dia 03 realizou-se a palestra “Bullyng - violência nas escolas”, com a professora Elaine,profissional da escola que desenvolve, entre outros projetos, atividades de teatro e canto coral com os alunos da escola. A professora conceituou o problema, demonstrou suas características e reforçou a necessidade urgente de se coibir essa prática. Através de uma linguagem simples e direta, facilitada pela convivência cotidiana com os jovens da escola, a professora Elaine envolveu os alunos e realizou um a palestra leve, apesar de séria.
· No dia 04, a palestra “Desafios da juventude moderna”, sob supervisão da professora Rosemary abordou assuntos como formação profissional, sexualidade e expectativas dos jovens em relação ao futuro. O objetivo da professora era despertar/reforçar nos jovens a necessidade do estudo e do planejamento na construção de uma vida digna e estruturada.
Um fato de grande relevância neste mês na escola Escola Municipal Hilda Leão Carneiro foi o nascimento do filho da monitora Sergiane, a qual já estava gestante quando aderiu ao PVJ. A mesma recebeu a visita de vários monitores, do coordenador local e de professores da escola e ganhou um berço de sua professora anfitriã, além de uma grande quantidade de fraldas descartáveis. Mãe e criança passam bem e ela já retornou às atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário