Na E.M. André Rodrigues de Alckmin as professoras anfitriãs reuniram-se com a coordenadora local e posicionaram-se sobre o ano do PVJ na escola. Entre os resultados apontados, estão:
· Monitores são prestativos;
· Há respaldo dos professores coordenadores no cotidiano;
· Ajuda dos monitores com monitorados de inclusão;
· Melhora visível dos monitorados, com destaque a uma monitorada – aluna da professora anfitriã Sirley Alves dos Santos: com o auxílio individualizado da monitora, a aluna saiu da fase pré-silábica e chegou à fase silábica alfabética. O caso dessa monitorada era considerado sem perspectiva de melhora em aprendizagem devido à dificuldade extrema da aluna;
Atenção dos monitores à sala anfitriã. Destaca-se o caso da turma da professora Sonia. O comportamento dos alunos mudou. Os alunos são carentes (conforme disse a professora) e passaram a ficar mais tranqüilos com a ajuda dos monitores.
Monitora e monitoradas Andre Rodrigues Alckmin.
Na E.M. Armando de Arruda Pereira as professoras anfitriãs reuniram-se com a coordenadora local e posicionaram-se sobre o ano do PVJ na escola. Entre os resultados apontados, estão:
As professoras anfitriãs gostaram mais dos monitores deste ano, porque, no exemplo de uma das professoras, alguns monitores tinham postura inadequada e já houve caso em que o monitor, por não gostar da professora anfitriã, fez “caveira” dela para os monitorados.
Pessoa Exemplar Cristiane Ribeiro EMEF Armando de Arruda Pereira.
Já na E.M. Cecília Moraes de Vasconcelos a programação do mês foi cumprida. O último passeio foi realizado, causando muita satisfação nos monitores. Houve também a última pessoa exemplar, que foi interessante por ser compartilhada com outra escola. Os atores responderam e entregaram a documentação pós-teste. A reunião com as professoras anfitriãs foi muito produtiva, corroborando o sucesso do PVJ e a união entre os atores na escola.
Livros criados pelos monotores EMEF Cecilia Moraes Vasconcelos.
Na E.M. João Amós Comenius a coordenadora local conversou com as professoras anfitriãs, as quais opinaram sobre o ano do PVJ na escola. Entre os resultados apontados, estão:
· Monitores auxiliam os monitorados;
· Os monitores são atenciosos com as professoras anfitriãs, ajudando em atividade além da monitoria;
· Ajuda dos monitores em atividades que envolvem todos os alunos da sala anfitriã;
· Houve evolução de monitorado em relação, por exemplo, ao reconhecimento de letras e de número devido à ajuda de monitor;
Houve mudança de postura nos monitores, que passaram a assumir seu papel de monitor. A postura não foi apenas psicológica, mas também física, com os ombros eretos.
Monitor de inclusão Gibraiu (è esquerda) EMEF João Amos Comenius.
Monitora lê um livro para os monitorados EMEF João Amós Comenius.
Enquanto isso na E.M. Senador Miltom Campos de forma geral, o PVJ tem apoio de todos da escola, bem como da comunidade.
Observação de monitoria monitora e monitores EMEF Senador Miltom Campos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário