Os monitores participaram de oficina de mídia, a filmar, produzir roteiros, entrevistar. As oficinas aconteceram na escola Municipal Professora Juventina Drummond, envolvendo alunos e professores e os monitores do Programa e Valorização do Jovem, resultado de uma ação da Casa do Patrimônio que desenvolve o projeto “Sou do Morro eu também sou Patrimônio” do programa Sentidos Urbanos. Nessas oficinas os monitores aprenderam a olhar a cidade e o bairro com outros olhos.
Aprendendo a valorizar o Bairro Santana e tendo outro olhar, para o que existe na comunidade como: as capelas, as escolas, bicas, as ruínas, bares, as pessoas e suas histórias. A comunidade reuniu-se no dia 22 de novembro para um mutirão de limpeza em umas das nascentes do Córrego Seco. Neste mutirão tivemos a participação da comunidade, da escola Juventina Drummond, da equipe do Sentido Urbano com as brincadeiras junto com as crianças, o ônibus de leitura da UFOP, um belíssimo teatro com os alunos de arte ciências da UFOP, o caminhão de limpeza e sua equipe cedida pela Prefeitura de Ouro Preto e principalmente os monitores do Programa de Valorização do Jovem entrevistando antigas lavadeiras do Morro (apoiado pela equipe da TV UFOP).
Ao mudar o olhar, podendo se re-conhecer em tudo, os moradores passaram dizer: “Sou do Morro, eu também sou Patrimônio”.
Aprender a Ver foi o primeiro exercício. Estes foram nossos primeiros passos...
Oficinas:
Áudio, vídeo, mídias, patrimônio.
Um novo olhar. Cidade Ouro Preto.
Equipe, Sentido Urbano – alunos da Juventina Drummond (monitores do PVJ)
Convidando a comunidade para o mutirão na Bica do Córrego Seco.
Dia do mutirão:
Equipe: comunidade do Morro Santana, monitores do PVJ entrevistando as lavadeiras, prefeitura município de Ouro Preto com a turma da limpeza, Sentido Urbano com as brincadeiras, ônibus da leitura da UFOP, grupo de teatro do curso de arte da UFOP, TV UFOP e o IPAN (Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional) na entrevista com os monitores e a Escola Municipal Professora Juventina Drummond.
Nenhum comentário:
Postar um comentário