sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Encontro de Avaliação do PVJ com as Professoras Coordenadoras das Escolas do Rio de Janeiro

No dia 16 de Novembro aconteceu no CREP - Centro de Referência da Educação Pública do Rio de Janeiro o segundo encontro com as Professoras Coordenadoras e a equipe do Cima, nesse encontro tivemos a oportunidade de verificar como anda o PVJ nas escolas.
O que observamos nesse encontro foi o total comprometimento das dez escolas com o Programa, o envolvimentos dos pais e toda a comunidade escolar, o Programa encontra-se inserido dentro do currículo das escolas e que as professoras Coordenadoras mais uma vez se doam 100%.
Professoras Coordenadoras Cristina da Ruy Barbosa, Kátia da Maestro Pixinguinha e as Coordenadoras Locais Cleia e Ana Julião

Professora Luciana da Gastão Penalva e a Coordenadora Ana Julião

Professora Coordenadora Eduisa da Joaquim Ribeiro e a Coordenadora Local Cleia 


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Noticias de São Paulo - Coordenadora Ana Lucia


E.M.André Rodrigues de Alckmin Os monitores participaram bastante das atividades do PVJ e da escola. Eles fizeram atividades do LAM, das professoras anfitriãs, bem como foram fundamentais na montagem e organização de do evento escolar: Dia das Crianças. Nesse evento, lideraram as brincadeiras com os alunos do fundamental I e se apresentaram em um número de dança. Os professores coordenadores – constantes organizadores dos eventos da escola – tornam-se incentivadores desse envolvimento dos monitores nas atividades da escola. Além disso, os monitores participaram da terceira excursão anual do PVJ, a qual foi muito apreciada por eles. Tal excursão foi estendida a uma turma anfitriã que também apreciou muito o passeio. Quanto aos outros atores, continua-se tendo na Diretora e nas professoras anfitriãs um apoio fundamental para o bom andamento do PVJ na escola, principalmente neste mês, em que a sua colaboração foi fundamental para a preparação do III Encontro de Monitores de São Paulo. 
Diretora e professora Coordenadora juntas no III Encontro dos Monitores
Monitores no III Encontro dos Monitores

E.M. Armando de Arruda Pereira a Andrea Souza, da FEMSA, ofereceu à escola 290 ingressos para o teatro. Ela forneceu também o transporte. Os monitores e alunos anfitriões foram ao teatro e ficaram muito gratos pela oportunidade.

E.M. Cecília Moraes de Vasconcelos Neste mês, o PVJ foi marcado por resultados positivos. Os monitores e a professora coordenadora Clea Sousa participaram ativamente da programação do PVJ, em especial para o Encontro de Monitores, que causou ansiedade nesses atores. No dia do Encontro, o pen drive não abriu no momento de apresentação dos monitores-delegados, aumentando a ansiedade. Ressalta-se, contudo, que antes de terminar as apresentações, o grupo conseguiu mostrar a filmagem, que foi muito elogiada. Ressalta-se a dedicação dos atores ao PVJ e sua preocupação em fazer bem as atividades.
Monitoras no III Encontro dos Monitores

E.M. João Amós Comenius Os monitores mantiveram as atividades do LAM e das professoras anfitriãs em dia. Participaram da excursão e fizeram atividades extra-classe, envolvendo alunos de suas salas anfitriãs e outras atividades, que abrangeram todo o período escolar durante o qual funciona a monitoria. Manteve-se, então, o compromisso com o PVJ. Esse compromisso foi verificado na equipe técnica e nas professoras coordenadoras. Neste mês, houve também a recepção à Pessoa Exemplar e o Encontro de Monitores, atividades que contaram com a participação decisiva dos monitores.
Monitores no III Encontro dos Monitores

E.M. Senador Miltom Campos É com prazer apontar o sucesso do PVJ na escola. Há interação constante entre os atores do Programa e uma preocupação de que este dê certo. O envolvimento e o compromisso de todos fazem as atividades acontecerem e a criação de outras. Assim, os monitores, além das atividades programadas no LAM, a excursão, eles também participaram ativa e criativamente da pesquisa para o Encontro de Monitores. 









Novidades de Bauru/SP - Coordenador Willian


Na  E.E. Professor Ayrton Busch  a data do encerramento do PVJ em 2010 já foi marcada, será no dia 10/12 às 15h, nas dependências da escola. O PVJ se fortalece na unidade como um dos principais projetos da escola, visto que os objetivos propostos do programa são conquistados e principalmente os jovens monitores que são valorizados pela instituição como atores do processo ensino aprendizagem entre os jovens monitorados

Novidades da Coordenadora Rozário de Pernambuco/PE


·        Na E.M Vereador Antônio Januário a festa do dia das crianças contou com a participação dos  monitores que por iniciativa própria, levaram sugestões para as professoras anfitriãs e estenderam para as demais professoras, atividades que seriam desenvolvidas ao longo da semana da criança comemorada na escola. Brincadeiras populares, jogos cooperativos e apresentações culturais aconteceram durante uma semana. Ao final da semana, os monitores contribuíram com a organização da festa que a escola preparou para os alunos/as do turno manhã.
 Festa dia dos professores: comemoração organizada pelos pais dos monitores/as em cooperação com os mesmos. A idéia surgiu de não comemorar apenas pela realização de uma festa mas para que os seus filhos e outros jovens da escola prestassem mais atenção e respeito aos seus mestres. Os monitores prepararam apresentações como números de dança e recital de poesia. 
Já na Escola CAIC Pref. José Alberto os monitores organizaram a comemoração do dia das crianças juntamente com as professoras anfitriãs e uma apresentação de dança para professoras (5ª a 8ª) em comemoração ao dia 15 de outubro.

Novidades do Coordenador Carlos - Uberlândia/MG


Escola Municipal Hilda Leão Carneiro O SESI, através da FIEMG (federação das indústrias do Estado de Minas Gerais iniciou o programa “Casa aberta”, a partir do qual proporciona a visita de estudantes de escolas públicas para conhecer seu centro de formação profissional que abrange diversos cursos como panificação e confeitaria, técnico em manipulação de mantimentos, técnico em elétrica e eletrônica, computação, ajustagem mecânica, tornearia mecânica, modelagem, técnico em construção civil, azulegista, monitoramento ambiental, entre outros.
Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho Os monitores , em sua maioria, envolveram-se ativamente com o  evento “um dia pela paz". Os monitores auxiliaram visitas externas da escola à feira industrial e feira agropecuária; Envolvimento satisfatório dos monitores com o Clube da correspondência.

Novidades de São José do Rio Preto - Coordenadora Rosana


E.M. Michel Pedro Sawaya Durante o mês de outubro o Programa começou a retomar sua linha de atuação prevista em sua metodologia. Para isto foi necessário um acompanhamento mais direto e próximo da professora coordenadora e de sua auxiliar (recém nomeada pela direção)
Estamos observando que os alunos estão mais participativos e atuantes, a presença da auxiliar tem colaborado muito.

Monitoras lendo história para seus monitorados.

Monitoras e suas professoras anfitriãs

Monitoria na monitoria

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Novidades da Coordenadora Jussara - Curitiba/PR


 A escola E.M. Pref.  OMAR SABBAG, percebendo mudanças positivas nos monitores, vem valorizando cada vez mais a presença do PVJ. Todos os integrantes, sem exceção, são respeitados por todos os integrantes da escola.
 A Escola E.M. DURIVAL BRITTO E SILVA é receptiva ao PVJ, é claro que como primeiro ano de participação ainda tem muito para aprender enquanto administrar o programa. De modo geral  a coordenadora local e os  monitores são bem vindos e  respeitados por toda a   escola.

Novidades da Paraiba - Coordenadora Maria Cilene


E.E.E.F.M. GONÇALVES DIAS tivemos a oportunidade de ter como pessoa exemplar Ernesto Batista Mane, doutorando pela UFPB é professor da rede Estadual FAP e UEPB, na área de história. O professor mostrou a dificuldade de ser negro e estrangeiro (nasceu em São Domingos em Guiné-Bissau, país da costa ocidental de África), motivo que fez com que sofresse ao longo da sua vida discriminação racial, mostrou a importância dos estudos, foi o que ajudou na mudança em sua vida e a permanência do mesmo no Brasil, lá na África (Moçambique) chegou a ser tenente da aeronáutica, porém na época as brigas entre grupos sociais, fez com que decidisse ficar no nosso país, ao longo da conversa o professor citou a importância de valorizar os conhecimentos dos nossos idosos para os nossos monitores. 

E.E.E.F.M. CAIC JOSÉ JOFFILY O mês foi bastante movimentado, pois começamos com dinâmica e em seguida a campanha de solidariedade que vem fazendo o maior sucesso, a direção da escola já liberou a Kombi para levar nossos monitores até o abrigo no próximo mês de novembro, a organização das falas que incluem redação, poesia e música não tem deixado ninguém parado, é muito gratificante ver o trabalho que conseguimos desenvolver aqui no CAIC.


Noticias da Coordenadora Kátia de Minas Gerais.


E.M. ADELINA MESQUITA Os monitores, após passarem agosto, setembro e alguns dias de outubro trabalhando o tema CATIVAR, estiveram presentes ao Free Time, clube campestre situado em Caetés, para a culminância do trabalho.
A proposta executada foi a realização de diversas dinâmicas relacionadas ao tema CATIVAR e o que eles aprenderam sobre isso. Foram feitos vários relatos bastante aplaudidos por todos.
Monitores da Adelina Mesquita no Encontro dos Monitores

E.M. FLORESTAN FERNANDES Em companhia da E.M.Isaura Coelho, a E.M.Florestan Fernandes esteve visitando o Museu de História Natural da PUC MINAS.
Monitores no dia Encontro dos Monitores de Minas Gerais
Monitores no dia do Encontro dos Monitores

E.M. ISAURA COELHO A PC Fernanda motivou a escola inteira a participar do movimento CATIVAR na escola. Por conta das atividades que vem realizando com os alunos, a diretora encomendou um projeto CATIVAR para toda a escola, querendo, inclusive, um específico para os professores e um que dure o ano inteiro de 2011.
Monitores da Isaura Coelho de vermelho no Encontro dos Monitores

E.M. JUCA DIAS Excursão ao SENAI - Nesta visita ao SENAI, tiveram oportunidade de ver todas as profissões possíveis de serem seguidas, a partir do estudo no SENAI. A apresentação mostrou, inclusive, campo de trabalho na cidade e quais teriam melhores oportunidades saindo da cidade.
Monitores de Verde da Escola Juca Dias

E.M. JUVENTINA DRUMMOND Junto às outras quatro escolas, os monitores da Juventina Drumond puderam fazer a culminância do trabalho sobre CATIVAR, A MÁGICA DA AMIZADE, durante o encontro.
Monitores de Lilás da Escola Juventina

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Novidades da Coordenadora Francisca - Palmas/TO

E.E. Novo Horizonte Este mês percebemos que a realização do Seminário marcou muito para os monitores, pois eles ficaram muito satisfeitos com suas participações nas apresentações do mesmo. Foram convidados pela direção da escola para assumirem algumas atividades que foram realizadas no dia das crianças. Continuam com a campanha de recolhimento junto ao comércio, residências, etc., das garrafas pets para a campanha do Projeto Reciclou Ganhou.
Centro de Atenção Integral á Criança (CAIC) Os monitores são participativos e assíduos, é visível o crescimento desses meninos ao longo do ano. Nas atividades desenvolvidas percebe-se a criatividade de cada um ao emitir opiniões acerca das ações desenvolvidas. Foram desenvolvidas atividades tais como: pesquisa, gravações de vídeo, teatro de fantoches, realização de seminário, estudo do LAM e resolução das atividades, recolhimento das garrafas pets para reciclagem etc. No que se refere ao monitoramento, auxiliam em todos os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, auxiliam também em trabalhos extraclasses como voluntários no almoço, dão sua contribuição também na organização e entrada dos alunos menores (1º ao 5º ano).
Monitoras de Palmas no Encontro dos Monitores

Douglas Lacerda e Raqueline da Rebic no Encontro dos Monitores de Palmas

As professoras coordenadoras Adália e Eliane, Katiane, psicóloga Ana Lúcia (CAIC), representantes da REBIC Raqueline, coordenadora local Francisca Hilderlene, Coordenador Geral do PVJ Jaime Pacheco Claudio, representantes da DRE e SEDUC.

Os Monitores das Escolas E.E. Novo Horizonte e Centro de Atenção Integral á Criança (CAIC)

Os Monitores das Escolas E.E. Novo Horizonte e Centro de Atenção Integral á Criança (CAIC)



Noticias de Goiânia/GO - Coordenadora Creusa


A E.M. Antônio Lopes Fonte Boa, grande incentivadora do PVJ, acompanha as atividades sempre valorizando e elogiando os monitores, já que estes ajudam em tantas outras atividades além da monitoria propriamente dita.
Monitores da E.M. Antônio Lopes Fonte Boa

Monitores da E.M. Antônio Lopes Fonte Boa com o Coordenador Geral do Programa Jaime Pacheco na visita feita por ele.

Monitores da E.M. Antônio Lopes Fonte Boa com o Coordenador Geral do Programa Jaime Pacheco na visita feita por ele.

Monitores da E.M. Antônio Lopes Fonte Boa com o Coordenador Geral do Programa Jaime Pacheco na visita feita por ele.

O Coordenador Geral do Programa Jaime Pacheco com Raqueline da Rebic

A E.M. Tabelião Augusto Costa tem demonstrado grande carinho pelos monitores, considerando-os parte importante no processo pedagógico, com a ajuda ao professor anfitrião. Toda a escola incentiva, orienta e acompanha estes jovens. Os resultados são sempre positivos, como a melhora no desempenho escolar e no sentido da responsabilidade.
Monitores da E.M. Tabelião Augusto Costa com o Coordenador Geral do Programa Jaime Pacheco

Monitores da E.M. Tabelião Augusto Costa na extensão da escola que é voltada para a Educação Infantil

Monitores da E.M. Tabelião Augusto Costa na extensão da escola que é voltada para a Educação Infantil

Monitores da E.M. Tabelião Augusto Costa na extensão da escola que é voltada para a Educação Infantil

A E.E. Professor Vitor José de Araújo acolhe e acompanha o PVJ como um dos Programas da maior importância na escola. As professoras coordenadoras e a direção incentivam e elogiam os monitores e eles tem dado grande contribuição junto aos monitorados com dificuldade de aprendizagem. Nos Conselhos de Classe os professores também confirmam o progresso dos monitores no desempenho escolar e no comportamento em sala de aula. 
Monitores da E.E. Professor Vitor José de Araújo com o Coordenador Geral do PVJ Jaime Pacheco

Monitores da E.E. Professor Vitor José de Araújo

Monitores da E.E. Professor Vitor José de Araújo na monitoria

Noticias do Rio - Coordenadora Cleia


E.M. Jenny Gomes Os jovens monitores tiveram sua participação elogiada por todos nas comemorações organizadas pela escola. A recreação para as turmas da escola foram conduzidas por eles que fizeram brincadeiras e ajudaram aos professores na confecção de presentes para a criançada.
O grande destaque do mês, o Encontro de Monitores, contou com a participação das monitoras Larissa, Pauliane, Liliane e Gisele, participante que ofereceu ao seu grupo de trabalho grande colaboraço e demonstrou ter conhecimento de como se desenvolve o trabalho em grupo  destacando que é importante que se ouça a colaboração de todos e que seja respeitada a opinião da maioria. O monitor Julio Cesar foi o quinto a compor o grupo.
Coord Local Cleia e a Professora Coordenadora Ana Lucia da Jenny Gomes com os delegados no VI Encontro dos Monitores

E.M. Soares Pereira O ponto máximo do mês o Encontro de Monitores, foi alvo de muitas lamentações por parte dos monitores que gostariam de participar do evento, mas que não foram indicados.
O monitor Fábio teve seu braço quebrado durante uma brincadeira com um colega no dia anterior ao encontro. A Professora Coordenadora achou por bem chamar outro colega para substituí-lo, mas em contato com a mãe do monitor acidentado, foi informada que Fábio queria muito ir e que estaria na escola no dia seguinte mesmo com o braço engessado.
O grupo apresentou-se com muito sucesso no encontro e a monitora Marina teve destaque nas colaborações dadas a seu grupo de trabalho.
Coordenador Geral do PVJ Jaime Pacheco com a Professora Coordenadora Anete da Escola Soares Pereira e com o grupo de delegados que participaram do VI Encontro de Monitores.

Coordenadora Local Cleia e a Professora Anete com o grupo de delegados da escola Soares Pereira

Monitores da Escola Soares Pereira na Excursão ao Museu Aeroespacial

E.M. Joaquim Ribeiro O elogio da Direção e das Anfitriãs aos monitores vem sendo ouvido pela Coordenadora Local sempre que visita a escola. A Professora Coordenadora acrescenta que este grupo de jovens é especial em sua atuação com todas as turmas e que a paciência com os alunos menores extrapola as expectativas. Vários monitores sofrem agressões dos alunos em sala de monitoria e mesmo assim procuram solucionar com paciência e sem devolver as agressões recebidas. As professoras que trabalham na secretaria dizem que os alunos das primeiras séries neste momento são os que mais dão trabalho de disciplina e que os monitores estão ajudando como nunca sobre este aspecto também.

Coordenadora Local Cleia e a Professora Coordenadora Eduisa da Escola Joaquim Ribeiro junto com os monitores escolhido como delegados para o VI Encontro dos Monitores.

E.M. Ruy Barbosa Grupo entusiasmado com a chegada do Encontro de Monitores. Durante a preparação do painel os jovens realizaram uma reflexão sobre a visita ao Museu Aeroespacial e com a ajuda da Professora de Artes, transpuseram as idéias de projetar para a construção de uma viagem para alcançar suas metas.
Vários monitores demonstraram desejo de participar do encontro, os destaques foram escolhidos pela Professora Coordenadora: Priscila, Billy Diego, Adriane, Thaís e Alana foram os escolhidos e se destacaram pela participação em seus grupos de trabalho.
Coordenadora Local Cleia e a Professora Coordenadora Cristina com os delegados da Escola Ruy Barbosa no VI Encontro dos Monitores.

Cartaz produzido pelos Monitores da escola a partir de uma idéia que eles tiveram depois da excursão ao Museu Aeroespacial.

Monitor Billy Diego da Ruy partipando do GT no VI Encontro dos Monitores

Monitor Billy Diego cantando a letra produzida pelos delegados no GT que o mesmo participou no VI Encontro dos Monitores


Professora Coordenadora Cristina dando entrevista para a equipe da TOTAL que cobriu o VI Encontro dos Monitores

E.M. Maestro Pixinguinha Em seu trabalho com um grupo de monitores com muita carência de perspectivas para construção de planos para o futuro e financeiras, a Coordenadora Local irá continuar oferecendo oficinas de scrapbooks aos  interessados e indicar locais que aceitam receber materiais para confecção e os próprios scrapboos. Assim a Professora busca poder incentivar os jovens a buscar portas de saídas para suas dificuldades de forma empreendedora.
A escola visitou com o grupo de monitores e os alunos do Projeto Autonomia Carioca a exposição sobre empreendedorismo oferecida pelo MHN. A iniciativa da Professora Coordenadora enriqueceu o entendimento sobre o assunto e ofereceu qualidade as discussões preparatórias para o encontro de monitores.
Monitores da Pixinguinha apresentando seu pôster no VI Encotnro dos Monitres

Coordenadora Local Cleia e a Professora Coordenadora Kátia com os delegados da Escola Maestro Pixinguinha no VI Encontro dos Monitores

Monitores da Maestro Pixinguinha no Museu Aeroespacial

Monitores da Maestro Pixinguinha na exposição sobre empreendedorismo oferecida pelo MHN