sexta-feira, 30 de julho de 2010

Novidades de Bauru/SP - Coordenador Willian

Em reunião com os monitores da E.E. Professor Ayrton Busch fez-se uma entrevista minuciosa sobre as atividades realizadas que contemplassem outros atores e constatou-se que o número de atividades extraclasse realizadas pelos jovens é maior que o levantado pela coordenadora da unidade escolar. Ainda finalizou-se os contatos para as próximas excursões, serão duas em um único dia, museu ferroviário e o museu municipal, como também o agendamento do ônibus junto a franquia, duas atividades educativas fantásticas e o contato com a pessoa exemplar, também para o mês de agosto.

Novidades de São José do Rio Preto - Coordenadora Rosana


Neste mês na E.M. Michel Pedro Sawaya tivemos a substituição da professora coordenadora, pois a antiga professora coordenadora pediu para afastar-se do Programa, pois estava assumindo novas funções junto a Secretaria Municipal de Educação o que estava dificultando sua atuação no Programa devido aos horários reduzidos disponíveis para o acompanhamento do Programa.
A função foi assumida pela Coordenadora Pedagógica da Escola: Ana Paula Oliveira da Silva Floriano, ela tem demonstrado muito interesse em participar do Programa e acredita que não terá muitas dificuldades, pois ela faz reuniões periódicas com os professores anfitriões que estão sob sua coordenação e ela acredita que será uma oportunidade para otimização do Programa.

Volta às aulas e preparação para o Encontro de Monitores - Coordenadora Kátia Góes

Dia 2 de agosto retornamos às aulas e, junto com isso, daremos início às preparações para o Encontro de Monitores que deverá acontecer em outubro.O tema deste ano será CATIVAR, a mágica da amizade. Reuniremos as cinco escolas participantes do PVJ : 3 de Betim, 1 de Ouro Preto e 1 de Sete Lagoas.

Novidades da Inês - Marília/SP

Nas escolas E. E. Prof. Antonio de Baptista e E. E. Prof. Geraldo Zancopé em virtude do recesso escolar no mês de julho as atividades foram restritas. A ênfase foi dada nos preparativos das ações que serão realizadas no mês de agosto. Os monitores pesquisaram sobre folclore e decidiram por uma peça de teatro de “varas” para levar conhecimento dos mitos e criativamentos para passar informações sobre a campanha do combate ao mosquito da dengue. Os monitores vão encenar a peça “Curupira e Saci na luta contra a Dengue”.

Narrativas e Práticas das escolas da Coordenadora Cleia do Rio de Janeiro


E.M. Jenny Gomes os monitores Nathalia, Pauliane, Liliane, Larissa, Yasmim e Wellerson além de passar atividades para seus monitorados, ficam depois do horário de monitoria para ajudar na correção dos cadernos dos alunos da sala e são muito elogiados pelos seus professores de sala de aula.
E.M.Soares Pereira presença marcante dos monitores na festa junina. Os jovens decoraram as barraquinhas, fizeram brincadeiras com as crianças, dançaram com suas turmas e cuidaram da disciplina durante os dois dias de atividade. A Coordenadora Pedagógica comentou que se não fosse o grupo a festa não teria acontecido com tanta animação.
E.M. Joaquim Ribeiro neste mês os monitores tiveram a oportunidade de acompanhar suas turmas durante as aulas de Educação Física e a experiência esta sendo amadurecida aos poucos.
E.M.  Ruy Barbosa Monitores ficam emocionados ao declarar que seus monitorados já estão lendo e escrevendo seus nomes.
E.M. Maestro Pixinguinha Misael, Ana Paula, Daiane, Luana, Maiara, Suane, Michele, Raiane, Renato e Vanderlane são os grandes destaques deste mês. Os monitores melhoraram como pessoa e em seu desempenho escolar, além de terem sido muito elogiados por sua dedicação na sala de monitoria. O monitor Misael é destaque isolado por ter demonstrado crescimento superior aos colegas. O jovem era considerado muito fraco e com a participação no PVJ
Conseguiu destacar-se e receber elogios de seus professores.
Monitor Wesley foi citado em separado porque sua atuação é elogiada não só por sua Anfitriã como por outras professoras que solicitam sua colaboração e querem sua ajuda dada as características do monitor.

Noticias do Rio - Coordenadora Ana Julião


Na E.M Ponte dos Jesuítas a Prof. Coordenadora Luciana Oliveira produziu com os monitores fantoches que mais tarde, serão utilizados para contar histórias para os monitorados. O processo de criação dos bonecos aconteceu a partir das idéias dos jovens sobre que personagens seriam interessantes para a parceria na atividade de encantar os alunos. Feitos com material reciclado os fantoches surgiram com caras e caretas diversas, meninos, vovós, molecas e vovôs que darão vida a algumas histórias que serão inventadas daqui para frente.    Na E.M Gastão Penalva as atividades continuam sendo realizadas de forma positiva. Os monitores com os bônus compraram roupas e guloseimas. O monitor Romário gostou muito de ter sido reconhecido e de poder consertar a sua bicicleta que é o seu meio de transporte. O jovem Lucas muito feliz comprou o tênis que ele tanto precisava. 
Gastão Penalva na excursão a Fábrica da Coca-Cola

Na E.M. Mário Piragibe Uma responsável foi à escola elogiar o trabalho das monitores Gabriela e Tatiane que atuam com a Prof. Anfitriã Nara. A senhora disse emocionada que foram as alunas que com muito carinho conseguiram alfabetizar o seu filho.
E.M. Andréa Fontes Peixoto na etapa do LAM: “Como você se vê”, Maria de Lourdes conta que se vê como uma flor que não precisa de água para crescer, mas de muito amor. Que não precisa de sol e sim de lua e do céu estrelado. Sou aquela que a noite chora e toca músicas para de manhã tentar sorrir... É uma poetisa essa nossa monitora!
Monitores da Andreia Fontes fazendo atividades do LAM

E.M. Presidente Café Filho os monitores montaram um grupo de estudo entre eles mesmos para poderem estudar juntos disciplinas que tem dificuldades, como matemática e outras.
Monitores da Café Filho

fotos de Londrina - fechado o semestre - Coordenador Wanner

Atividades com o LAM

Fotinha nova da Antonia Tita - Cuiaba - Coordenadora Ziza

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novidades do Carlos - Uberlândia/MG


A franquia doou kits e refrigerantes para a reunião de encerramento do semestre e comemoração dos aniversariantes do primeiro semestre da Escola Municipal Hilda Leão Carneiro
Na Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho os monitores se envolveram muito satisfatoriamente com a organização e realização da ”festa julina” da escola;
Todos os monitores concordaram em organizar “um dia pela paz”, a se realizar na escola no mês de setembro;  Na reunião de confraternização do final de semestre, as monitoras Thalia e Maria Luiza apresentaram um poema de sua autoria sobre o PVJ.

Notícias da Kátia - Betim, Sete Lagoas e Ouro Preto

E.M. JUCA DIAS a PC Cida está de licença gestante, e quem a está substituindo é a vice diretora Cláudia. Os monitores ajudaram a cobrir material e móveis da escola no fim de semana em que foi feita a reforma do telhado e limpeza da caixa d'água da escola. Depois ajudaram, a colocar tudo em ordem.
E.M. JUVENTINA DRUMMOND é uma escola bastante comprometida com o PVJ . A Diretora procura incluir a todos na programação do PVJ. Desta forma, ao serem sorteadas duas funcionárias da limpeza, ficaram extasiadas com o passeio e com a oportunidade de verem os monitores saindo com a PC Cristiane.
E.M. Adelina Mesquita os monitores estiveram em peso presentes à festa e ajudaram, não só na decoração como também nas barracas.
A E.M. ISAURA COELHO e E.M. FLORESTAN FERNANDES estavam de férias até o dia 30 de Julho e por isso não teve nenhuma atividade.

Notícias da Ziza - Cuiaba

Na EMEB Antônia Tita Maciel de Campos os monitores gostaram muito da visita da Pessoa Exemplar, de onde puderam tirar muitas coisas positivas para seu futuro, como ser honesto, dedicado perseverante, otimista e acreditar no futuro. 
Monitores das duas escolas de Cuiaba tirando sangue, participando de excursões e com os convidados para serem pessoas exemplares.
A EMEB Orlando Nigro está fazendo o possível para se adaptar e melhorar o espaço físico para o PVJ.

Notícias fresquinha de Londrina - Coordenador Wanner

Na E.M. Aracy Soares dos Santos os monitores demonstraram interesse e vontade em monitorar, ajudar nas atividades prontamente, mesmo sem ter noção do que iriam fazer. quando começaram a monitora . Logo após as aulas de capacitação a ansiedade foi substituída pelo nervosismo em começar, o “medo em errar”, mas aos poucos os monitores foram adquirindo certa paciência e confiança no que faziam e souberam dar prosseguimento as metas necessárias para o desenvolvimento do Programa. Alguns monitores tiveram maior dificuldade em entrar no ritmo do PVJ, porém baseado nas conversas tidas com professores anfitriões e os professores dos monitores, houve melhora por parte de todos, mesmo os alunos que possuíam comportamentos “hiper ativo”, já diminuíram muito a conversa e bagunça em sala; e os considerados “apáticos” já estão apresentando melhor desenvoltura em sala. A expectativa em melhorar ainda mais é grande, e no final do ano espera-se que todos estejam mais do que satisfeito com os trabalhos dos monitores.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

“Fazendo pose para a Revista Conexão” - Coordenadora Jussara Becker

No decorrer do mês de maio os monitores e a professora coordenadora da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva - Curitiba/PR fizeram pose para a foto publicada na Revista Conexão 11, informativo com publicação trimestral dirigida aos colaboradores SPAIPA S/A, impressa e disponível no site http://www.spaipa.com.br/revista.htm. Além de ser fotografada a professora coordenadora prestou o seguinte depoimento: “Os resultados do PVJ já estão aparecendo. Os 25 monitores estão mais integrados à escola, mais responsáveis e fazendo a diferença na hora do recreio com as atividades que realizam com as crianças de 1ª a 4ª séries. Receber esse Programa na nossa escola foi a realização de um sonho!” Cada monitor recebeu uma Revista. A publicação contribuiu muito com a elevação da auto-estima dos monitores.


Novidades da escola E.M. Aracy Soares dos Santos - Londrina/PR - Coordenador Wanner

Os monitores da E.M. Aracy Soares dos Santos participaram ativamente da organização da festa junina promovida pela escola.


Monitores no projeto Cartas e fazendo atividades do LAM



Monitores ajudando na ornamentação da escola para a Festa Junina 




Últimas notícias das escolas da Coordenadora Cleia - RJ

Projeto Cartas
Monitores da escola Jenny Gomes enviam suas correspondencia para os amigos de Cuiaba e aguardam a respostas dos colegas.

Comemorações dos aniversários do semestre nas escolas Joaquim Ribeiro e Jenny Gomes. Bolo, Coca- Cola e muita alegria nos grupos de monitores.

As festas juninas foram o ponto alto do mês de julho nas escolas. Monitores além de ensaiarem com suas turmas, fizeram apresentações, enfeitaram barracas e brincaram com as turmas participantes.


Começou a preparação dos monitores para o VI Encontro de Monitores do Rio de Janeiro. Os jovens iniciam a pesquisa sobre o tema Projeto de Vida - Uma proposta de construção do futuro. Logo após o recesso de julho, nossos monitores começarão a refletir e discutir sobre o assunto e a produzir os materiais para o Encontro de 2010.

Curitiba/PR - Jussara Becker

A expectativa! A primeira carta chegou! 
 

No início de maio os monitores da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag –Curitiba/PR e Escola Municipal  Coronel Durival Britto e  Silva - Curitiba/Pr  receberam as primeiras cartas  de seus correspondentes do PVJ de São José do Rio Preto/SP e Bauru /SP. O Projeto Cartas em Curitiba - Paraná já esta mostrando os primeiros resultados - os monitores estão se preocupando em produzir textos, sem erros de escrita, com seqüência lógica, com início, meio e fim, pois sabem que os correspondentes vão ler as cartas para poderem responder.
"Viva Santo Antonio, São João e São Pedro"
No mês que comemoramos as Festividades Juninas, os monitores, voluntários,  das Escolas Municipal  Coronel Durival Britto e  Silva – Curitiba/PR e Prefeito Omar Sabbag - Curitiba/PR auxiliaram nas atividades  desenvolvidas nas Festas Juninas  realizadas nas dependências das escolas (organização da festa, brincadeiras, maquiagem, piscina de bolinha, cama elástica, organização das crianças para as danças,  e outros).  O PVJ de Curitiba/PR estimula o trabalho voluntário.  

Instituto Coca-Cola Brasil - Videoconferência

No dia 27 de Maio de 2010 realizou-se no ICCB um Projeto de troca de experiência entre alunos das Escolas Municipais do Rio de Janeiro que fazem parte do Programa de Valorização do Jovem e os estudantes das escolas do Texas/Estados Unidos, que também fazem parte do Programa de Valorização do Jovem - PVJ sendo auxiliados pela ONG norte americana IDRA. 
A videoconferência contou com a presença de 3 alunos da escola Mário Piragibe e 3 alunos da escola Maestro Pixinguinha, os alunos foram auxiliados pelos seus professores de Espanhol Damião Bezerra e Delton Servinho e também contou com a ajudar das Professoras Coordenadoras Kátia Ramos e Denise de Oliveira, a Coordenadora Local Cleia Aloise, o Coordenador Geral do Programa Jaime Pacheco, a Assistente de Coordenação Fabiana da Silva e a Coordenadora de Projetos do Instituto Coca-Cola Brasil Helen Pedroso.

Informação publicada no dia 15 de junho de 2010 na revista Razão Social do Jornal O Globo

                         

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Protagonismo Juvenil: o ato de acreditar!

A juventude tem despertado grande interesse, tanto na mídia como no âmbito das politicas públicas. Inúmeras iniciativas foram desencadeadas em todo o mundo, visando mostrar a importância dos jovens para a nossa sociedade. Uma nova compreensão das potencialidades da juventude vem ganhando um espaço cada vez maior, legitimando o que identificamos hoje como Protagonismo Juvenil.
Mais o que é Protagonismo Juvenil?
Protagonismo Juvenil é um tipo de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É parar de usar belas palavras de cidadania, para sua real prática, propiciando assim meios para o jovem participar da sociedade como um todo, seja na escola, na família e na comunidade.
Em uma fase de vários conflitos, pode parecer difícil um jovem se importar com a sociedade. Mas é exatamente ai que reside a importância do Protagonismo Juvenil, uma vez que todos os males sociais, afetam diretamente o próprio jovem, sendo ele, portanto, o principal interessado na eliminação dessas dificuldades.
Mas é bom deixar claro que o jovem tem que decidir por si sobre a importância de participar ou não das iniciativas, gerando assim um compromisso de responsabilidade.
O Protagonismo Juvenil tem que ser visto como uma corrente de atitudes positivas.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pessoa Exemplar de Ouro Preto/MG - Coordenadora Kátia Góes

Pessoa Exemplar de Ouro Preto/MG
Belo Exemplo de Vida

Primeiro “convidado especial”, morador do Morro da Queimada. Participa do Colegiado da Escola como representante de pais, estando no 2º mandato.

“Aposentado”; trabalhou na Fábrica de Tecido em Ouro Preto como mecânico de manutenção (hoje desativada), cursou até o ensino médio.

Aos dezoito anos iniciou se na bebida para acompanhar os amigos nos bares. Deixou de sustentar a família para sustentar o vício. Fazia tudo para poder beber e já chegou a recorrer ao álcool etílico. Em 1996 depois de tentar se matar, procurou ajuda médica (psicólogo) e o apoio de sua esposa, decidindo parar de beber.

E segundo ele se a sua mulher estivesse lhe abandonado hoje estaria pior. Tendo hoje 14 anos que não bebe.

"Conheci a história do Vicente no final do ano passado e percebi que seu exemplo de superação poderia ajudar os monitores, principalmente por ser o alcoolismo, presente no dia a dia de alguns monitores".(Kátia Góes).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Atividades extra classe do PVJ - Mês Junho

Algumas atividades extra classe praticadas pelos monitores do Programa Valorização do Jovem.


  • Contação de histórias
  • Organizar a entrada de alunos; recreio dirigido
  • Ação Social em Orfanato
  • Monitoramento na sala de leitura e informática
  • Ajudar no Ensaio para a festa junina e na festa promovida pela escola.
  • Auxilio para alunos não monitorados.


Atividades do Mês de Junho



  1. Sudeste: Rio de Janeiro 10 escolas, São Paulo 09 escolas e Minas Gerais 07 escolas> 11.698 atividades extra classe.
  2. Norte: Tocantins 02 escolas> 290 atividades extra classe.
  3. Sul: Paraná 03 escolas> 1.954 atividades extra classe.
  4. Oeste: Goiás 03 escolas, Mato Grosso 02 escolas> 1.090 atividades extra classe.
  5. Nordeste: Pernambuco 02 escolas, Paraíba 03 escolas > 695 atividades extra classe.

Paraiba - PB

Escolas da Coordenadora Maria Cilene - Paraiba, João Pessoa/PB

Tanto a escola Gonçalves Dias, a Prof. Anayde Beiriz e a escola CAIC José Joffily tem desenvolvido um trabalho de qualidade, vemos isso nas ações extra classe desenvolvidas pelos alunos.





quarta-feira, 14 de julho de 2010

São Paulo Capital

Escolas da Coordenadora Ana Lucia - SP/Capital

  • E.M. André Rodrigues de Alckmin/SP: foi um mês produtivo. As professoras anfitriãs reuniram-se com a coordenadora local, a fim de apontarem os resultados parciais do PVJ.
  • E.M. Armando de Arruda Pereira/SP: os monitores trabalharam o LAM, participaram dos treinamentos semanais e da Festa Junina na própria escola, ensaiando os alunos do 1º ano em danças típicas.
  • E.M. Cecília Moraes de Vasconcelos/SP: os monitores estão sendo elogiados pelas professoras anfitriãs e segundo uma delas um único ponto negativo do Programa é não ter mais monitor na sala dela.
  • E.M. João Amós Comenius/SP: os monitores assumiram a maior parte da festa junina, preparando a decoração da festa e apresentaram uma dança no dia da festa. A dança será disponibilizada no You Tube.
  • E.M. Senador Miltom Campos:SP: os monitores seguiram muitas atividades do LAM, fazendo-as eles próprios e outras, aplicadas aos monitorados. Eles também ajudaram na organização e montagem da festa junina.

Palmas - TO

Escolas da Coordenadora Francisca - Palmas/TO

E.M. Centro de Atenção Integral á Criança (CAIC) são notáveis os resultados positivos. Alguns pontos importantes foram levantados, como a melhora no rendimento escolar e na postura de comportamento.
E.E. Novo Horizonte/Palmas/TO: devido à reforma no prédio, a escola teve que antecipar as férias dos alunos em duas semanas, não sendo possível assim realizar a confraternização do fim de semestre.

Bauru - SP

Escola do Coordenador Willian - Bauru/SP

E.M. Professor Ayrton Busch/Bauru/SP: o projeto cartas realizado em conjunto com a franquia de Curitiba (Jussara) encontra-se no caminho certo, realizou-se a primeira troca de correspondência entre os jovens e os depoimentos colhidos foram surpreendestes.

Betim, Sete Lagoas e Ouro Preto - MG

Escolas da Coordenadora Kátia - Betim, Sete Lagoas e Ouro Preto
  • E.M. Florestan Fernandes/Betim/MG: a escola tem se mostrado feliz com os resultados do Programa.
  • E.M. Adelina Mesquita/Betim/MG: Envolvendo os monitores na gestão da escola, os mesmos estão se sentido importantíssimos frente à confiança demonstrada pela direção.
  • E.M. Isaura Coelho/Betim/MG: é a escola que melhor resultado apresenta em relação a mudanças nos monitores em Betim. Eles melhoraram em notas, comportamento, compromisso com a escola, assiduidade, pontualidade, solidariedade.
  • E.M. JUCA DIAS/Sete Lagoas/MG: A cada ano, vão aperfeiçoando a presença do PVJ na escola e arrebanhando mais professores dispostos a ajudar os monitores e acompanhar melhor o PVJ.
  • E.M. JUVENTINA DRUMMOND/Ouro Preto/MG: a escola é bastante entusiasmada com o PVJ e sua diretora procura dar toda a infra estrutura necessária para que as atividades fluam de forma satisfatória e proveitosa.

São José do Rio Preto - SP

Escola da Coordenadora Rosana - São José do Rio Preto/SP

  • E.M. Michel Pedro Sawaya/São José do Rio Preto/SP: os alunos tiveram a presença do Psicólogo e Educador Flávio Homero da Silva do Projeto Viva como pessoa exemplar. Os monitores continuam correspondendo-se com uma das escolas de Curitiba, sob coordenação da Jussara.

Uberlândia - MG

Escolas do Coordenador Carlos - Uberlândia/MG

  • E.M. Hilda Leão/Uberlândia/MG: o PVJ caminha bem, os monitores encontram-se empolgados com a oficina de hip-hop e a montagem do blog.
  • E.M. Professor Mário Godoy Castanho/Uberlândia/MG: entrou esse ano no Programa e já segue com todo gás.

Londrina - PR

Escola do Coordenador Wanner - Londrina/PR

  • E.M. Aracy Soares dos Santos/Londrina/PR: os monitores demonstram interesse em participar de outras atividades além da monitoria propriamente dita. O Coordenador Local entrou no Programa esse ano, mas já tem contribuído de forma expressiva para o enriquecimento do Programa.

Novidades de Goiás

Escola da Coordenadora Creusa - Goiás/
  • E.M. Antônio Lopes Fonte Boa/ Trindade/GO: sempre valorizou o PVJ e deu ao programa a importância que merece. Os monitores estão sempre empenhados em suas atividades e ajudam nas atividades extra-classes.
  • E.M. Tabelião Augusto Costa/Trindade/GO: Costa continua apoiando e incentivando os monitores. Pudemos ver o quanto os monitores são entusiasmados através de sua perseverança: este semestre não saiu nenhum até agora.
  • E.E. Professor Vítor José de Araújo/Goiânia/TO: a escola continua uma grande parceira do PVJ, sempre valorizando os monitores, dando a eles as oportunidades de crescimento e de desenvolvimento que o Programa objetiva.

Noticias do Rio - Coordenadora Ana Julião

Escolas da Coordenadora Ana Julião - Rio de Janeiro

  • E.M. Ponte dos Jesuítas/RJ: teve comemoração dos Aniversariantes do Semestre.
  • E.M. Gastão Penalva/RJ: os monitores Bruno e Tatiana fizeram uma redação para um concurso dizendo o que queriam ser quando crescessem. Os textos dos jovens ficaram entre os melhores e foram premiados com cursos profissionalizantes de Auxiliar Administrativo e Informática.
  • E.M.Mário Piragibe/RJ: durante a Entrevista com a Pessoa Exemplar a Prof. Coord. Denise declarou que os monitores, são os multiplicadores de tudo de bom que o Programa da Coca- Cola passa para esses jovens, recordou a fala do ex-monitor Vinícius que dizia que “era muito difícil usar a camiseta da Coca – Cola, por causa da responsabilidade que esse ato exigia.”
  • E.M. Andréa Fontes Peixoto/RJ: a monitora Maria de Lourdes relatou feliz que a monitorada Letícia aprendeu a ler com a sua ajuda.
  • E.M. Presidente Café Filho/RJ: o Programa agora tem uma sala. Os monitores ajudaram na limpeza, arrumação e decoração da sala, empolgados com o espaço, estão forrando o mural e produzindo material para decorá-lo.

Escolas da Coordenadora Ziza - Cuiaba/MT


  • E.M. Antônia Tita Maciel de Campos e a Orlando Nigro tanto os professores anfitriões, professora coordenadora, monitores e direção trabalham para que o Programa sejam cada vez mais e mais valorizados.


 E.M. Antônia Tita Maciel de Campos e a Orlando Nigro em visita a fábrica da Coca-Cola. 
 

Escolas da Coordenadora Cleia Aloise - Rio de Janeiro

  • E.M. Jeny Gomes/RJ: o destaque ficou por conta dos Monitores prepararem cartas para se corresponderem com os colegas de Cuiabá.
  • E.M. Soares Pereira/RJ: Monitores preparam as respostas para os colegas da escola Maestro Pixinguinha que já enviaram as suas cartas para eles.
  • E.M. Joaquim Ribeiro/RJ: este mês realizou-se a comemoração dos aniversariantes do semestre. A festa foi uma homenagem ao grupo que no mesmo dia recebeu as cartas da escola Andréia Fontes Peixoto que é uma escola acompanhada pela Coordenadora Local Ana Julião. Todos ficaram entusiasmados com as mensagens que receberam e vão responder para seus novos amigos. A escola recebeu a visita do Coordenador Geral do PVJ no Brasil que realizou uma reunião com os monitores.
  • E.M. Ruy Barbosa/RJ: a participação dos monitores nas salas de monitoria foi muito elogiado, alguns ajudaram até na aplicação de provas, tal a competência que vêm demonstrando. Toda quarta- feira os monitores escolhem livros para ler para seus monitorados e fazer interpretação da história. A atividade está ajudando aos monitorados a superar suas dificuldades de leitura e interpretação.
  • E.M.Maestro Pixinguinha/RJ: O Projeto Cartas vem causando efeito muito positivo na atitude dos monitores, além de ficarem felizes por receber correspondência de seus colegas, os jovens querem enviar vários cartões para seus amigos da escola Soares Pereira.

Agenda da Ziza - Cuiabá

Agenda da Ziza para o Segundo Semestre 2010

Agosto - Visita Cultural ao Sesc Arsenal
Visita de Pessoa Exemplar - palestra sobre Drogas e Violência

Setembro - Visita da Pessoa Exemplar - Ex-monitora
Aniversário Comunitário

Outubro - Comemoração ao Dia da Criança

Novembro - Sem atividades externas prevista

Dezembro - Festa de encerramento
Auditório da RENOSA